sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MODULO 4 - ATIVIDADE FINAL

RELATO REFLEXIVO

  Leitura e Escrita em Contexto Digital
    O curso Leitura e Escrita em Contexto Digital superaram a minhas expectativas. Os textos estudados, as atividades propostas (discursivas e objetivas) e ainda a participação no Fórum me deu a oportunidade de ampliar meus conhecimentos, de como se trabalhar leitura e escrita e com isso, rever as minhas práticas pedagógicas.
   A minha formação em Matemática nunca havia me proporcionado momentos de reflexão sobre a importância de se desenvolver a leitura em nossos alunos. E de que forma todos nós professores podemos colaborar nesse processo. Hoje, tenho claro que esta não é uma função apenas de professor de Língua Portuguesa ou o da Sala de Leitura, e entendo melhor a contextualização do Currículo nas atividades propostas no Caderno do Aluno, que tantas vezes critiquei por falta de conhecimento e preparo para trabalhar com esse material.
   A construção do Blog e atividades que tínhamos de trabalhar em grupo foram as mais desafiadoras com momentos de muita angustia nervosismo e sentimento de impotência por tentar ajudar o seu colega e não ser tão clara como gostaria. Essas novas ferramentas apresentadas (no Blog) serão com certeza ainda muito utilizada, e no que depender de mim o blog do meu grupo vai continuar. Eu não sabia como trabalhar e nem conhecia um blog hoje visito, comento e publico muitos textos.
   A cada Módulo a riqueza do material didático existente nos permitiu refletir e repensar. Tínhamos necessidade e curiosidade de ver outros grupos, o que todos estavam fazendo, que novidades teriam e por quantas vezes o egoísmo aflora e o desejo de trocar de grupo aparecia. Aí, a nossa tutora Ana Julia que muito me ajudou, centrada, objetiva e sucinta deixou claro os objetivos e como tínhamos que realizar as atividades, e com orientações claras conseguimos realizar todas as atividades propostas e alcançar os objetivos.
  Quero agradecer a Maria Teresa Ratti de Oliveira pelo empenho em desenvolver o que foi proposto, ao Lucimaro,Edivaldo, a Simone e a Maria Cristina  que apesar de não serem do meu grupo, no Fórum muitas vezes, contribuíram com colocações e textos interessantíssimos e a nossa Tutora Ana  Julia pelo profissionalismo,pronto atendimento e pela paciência.
   Quero finalizar, com a frase da Simone Pettersen Nunes “O mundo virtual nos permite viajar sem sair de casa, trocar ideias e conhecer pessoas que como nós tem desejos, necessidades e sonhos...até a próxima". Pois, ela traduz tudo o que sinto.
   Um abração! kátia

2 comentários:

  1. Foi muito bom te conhecer Katia, suas colocações me ajudaram e muito a repensar minhas práticas. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina agradeço as palavras de carinho, nesta vida estamos sempre trocando e compartilahndo conhecimento,sempre inventando e reinventando,beijos kátia

      Excluir