ATIVIDADE DO MÓDULO 4 -FÓRUM: TEXTO E LEITURA
A compreensão de um texto depende do processo de construção de significados. Depende do texto, mas também de outras questões, próprias do leitor, como conhecimento prévio para abordar a leitura, os seus objetivos e a motivação com respeito à leitura, conhecimento de mundo que o leitor possui.
O conhecimento prévio refere-se ao conhecimento que o leitor tem do conteúdo e o tipo de relações que estabelece entre esse conhecimento e o texto.
A compreensão do texto depende também do objetivo ou intenções da leitura que determina tanto as estratégias responsáveis pela compreensão quanto o controle que, de forma inconsciente, o leitor vai exercendo sobre ela à medida que lê. Quando aparece um obstáculo que atrapalha a nossa compreensão, a leitura se interrompe e dedicamos a nossa atenção em desfazer o obstáculo, retornando ao parágrafo por exemplo. O leitor precisa também de motivação se o conteúdo estiver ligado aos interesses da pessoa.
É necessário também para a compreensão da leitura de textos que o leitor tenha habilidades como o reconhecimento de palavras e a integração de seu significado, que detenha um amplo vocabulário e aprenda a ler com fluência.
KÁTIA
A compreensão de um texto depende do processo de construção de significados. Depende do texto, mas também de outras questões, próprias do leitor, como conhecimento prévio para abordar a leitura, os seus objetivos e a motivação com respeito à leitura, conhecimento de mundo que o leitor possui.
O conhecimento prévio refere-se ao conhecimento que o leitor tem do conteúdo e o tipo de relações que estabelece entre esse conhecimento e o texto.
A compreensão do texto depende também do objetivo ou intenções da leitura que determina tanto as estratégias responsáveis pela compreensão quanto o controle que, de forma inconsciente, o leitor vai exercendo sobre ela à medida que lê. Quando aparece um obstáculo que atrapalha a nossa compreensão, a leitura se interrompe e dedicamos a nossa atenção em desfazer o obstáculo, retornando ao parágrafo por exemplo. O leitor precisa também de motivação se o conteúdo estiver ligado aos interesses da pessoa.
É necessário também para a compreensão da leitura de textos que o leitor tenha habilidades como o reconhecimento de palavras e a integração de seu significado, que detenha um amplo vocabulário e aprenda a ler com fluência.
KÁTIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário