sábado, 3 de novembro de 2012

Minha experiência de leitura- Maria Teresa Ratti

Boa tarde!
Minha experiência de leitura começou muito cedo. Minha família sempre valorizou a leitura e o conhecimento. Fui alfabetizada aos 6 anos por minhas tias que eram professoras primárias. Naquela época não havia pré-primário (não pensem que sou tão velhinha assim...). Eu passava as tardes no quintal da casa de minha avó materna onde foram instaladas uma pequena lousa,  uma carteira e uma mesa   em baixo de um caramanchão.  Guardo com carinho, na memória, a imagem daqueles momentos. O "curso" foi tão eficiente que quando completei 7 anos e fui matriculada em uma escola, não foi preciso cursar o 1º ano - fui logo para o segundo. Com isso, adquiri muito gosto pela leitura. Essas tias que me alfabetizaram tinham uma pequena biblioteca e  o entusiasmo delas foi contagiante - eu e meus irmãos descobrimos o prazer da leitura e seguimos com ele até hoje.  A leitura era nosso programa nas horas de lazer e depois conversávamos sobre o que havíamos lido. Além disso, eu adorava brincar de escolinha - com bonecas ou com amigas.
Hoje sinto prazer em dar aulas e passar para os jovens meu interesse e entusiasmo pelo conhecimento. Sei que é uma tarefa difícil, pois, atualmente, com a globalização, a multiplicidade de informações e de acesso à diversão, os livros não são mais atraentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário