terça-feira, 20 de novembro de 2012

ATIVIDADE DO FÓRUM - MÓDULO 4

Capacidades de leitura

Você já deve ter refletido sobre alguns dos elementos que estão em jogo quando nos deparamos com uma atividade complexa de leitura ou de produção de textos.
Leia a questão a seguir, extraída do ENEM, pensando sobre quais conhecimentos e capacidades os alunos deveriam ter desenvolvido para respondê-la corretamente. Depois, participe do Fórum – Capacidades de leitura e escrita.

Questão - A chuva em locais não poluídos é levemente ácida. Em locais onde os níveis de poluição são altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de “chuva ácida”. Este tipo de chuva causa prejuízos nas mais diversas áreas: construção civil, agricultura, monumentos históricos, entre outras.
A acidez da chuva está relacionada ao pH da seguinte forma: concentração de íons hidrogênio = 10-pH, sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14.
Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de março, abril e maio de 1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores mostrados na tabela:
Mês Amostra pH
Março 4
Abril 5
Abril 14ª 6
Maio 18ª 7
A análise da fórmula e da tabela permite afirmar que:
  1. da 6ª para a 14ª amostra ocorreu um aumento de 50% na acidez.
  2. a 18ª amostra é a menos ácida entre as expostas.
  3. a 8ª amostra é dez vezes mais ácida que a 14ª.
  4. as únicas amostras de chuvas denominadas ácidas são a 6ª e a 8ª.
São corretas apenas as afirmativas:
  1. I e II
  2. II e IV.
  3. I, II e IV.
  4. I, III e IV.
  5. II, III e IV.

Enem 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário